Administração Pública Burocrática | Resumo e Questões de Concurso

Alguns pontos cobrados em provas de concurso sobre o tema

- A criação das primeiras carreiras administrativas na administração pública e a busca pela adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público são características do modelo de administração burocrática, implantado na década de 30 do século passado.

- A partir dos anos 1930, surge no Brasil um novo modelo de administração pública. Esse modelo parece num quadro de aceleração da industrialização brasileira, em que o estado assume papel decisivo intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e de serviços. O modelo de administração pública que surgiu no Brasil a partir dos anos 1930, com base na reforma empreendida por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, denomina-se administração burocrática.

- O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático.

- O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado.

- Na administração pública, conforme a teoria burocrática, as decisões devem ser formalizadas com base em documentos escritos.

- São algumas características da Administração Pública Burocrática: Hierarquia e Impessoalidade | Profissionalização e Previsibilidade | Caráter legal das normas e regulamentos | Formalismo.

- O modelo da Administração Pública Burocrática surge como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. São princípios desse modelo: a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.

- Tem como característica a racionalização que, orientada por regras formais que padronizam e conferem igualdade no tratamento dos casos, estabelece com nitidez as relações de mando e subordinação.


01. Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno
O tipo de dominação, característica do modelo burocrático, baseada na crença, na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação, é a que se chama dominação:
A - compulsória.
B - institucional.
C - tradicional.
D - carismática.
E - racional.

Gabarito E

02. Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno
A visão de que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos, conceitualmente se aplica para a Administração de acordo com o modelo:
A - hierárquico.
B - organizacional.
C - racional.
D - pós-burocrático.
E - burocrático.

Gabarito E

03. Prova: CESPE - 2017 - TRE-PE - Analista  Judiciário - Área Judiciária
O modelo de administração pública implantado no Brasil, que preza por impessoalidade, profissionalismo e racionalidade técnica para combater a corrupção e o nepotismo, ficou conhecido como modelo
A - burocrático.
B - gerencial.
C - de bem-estar.
D - oligárquico.
E - patrimonialista.

Gabarito A

- Comparativamente a outros modelos, as desvantagens do modelo burocrático incluem a sua rigidez, que pode levar à ineficiência do aparelho administrativo.

  


Disfunções da Burocracia

Resistência a mudanças
Lentidão no processo decisório
Exibição de sinais de autoridade
Rigidez e apreço extremos às regras
Perda da visão global da organização
Excesso de formalismo e de papelório
Despersonalização do relacionamento
Categorização como base do processo decisório
Superconformidade às rotinas e aos procedimentos
Internalização das regras e apego aos regulamentos
Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo
Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público


01. Prova: UFAC - 2019 - UFAC - Assistente em Administração
São disfunções da Burocracia, exceto:

A - Perda da visão global da organização.
B - Lentidão no processo decisório.
C - Rigidez e apreço extremos às regras.
D - Ênfase excessiva nos grupos informais.
E - Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo.

02. Prova: COPESE - UFT - 2013 - Prefeitura de Palmas - TO - Técnico Administrativo Educacional
NÃO é uma disfunção ou consequência imprevista do modelo burocrático de organização:

A - Dificuldade no atendimento aos clientes.
B - Personalização do relacionamento.
C - Exibição de sinais de autoridade.
D - Resistência às mudanças.

03. Prova: COPESE - UFPI - 2017 - UFPI - Assistente em Administração
Max Weber apresentou várias razões ou motivos que explicaram o avanço da burocracia nas organizações entre suas características, objetivos, vantagens ou mesmo disfunções. Associe as colunas abaixo.

(1) Vantagens
(2) Disfunções

( ) Uniformidade de rotinas e procedimentos
( ) Internalização e apego aos regulamentos
( ) Univocidade de interpretação face à regulação
( ) Confiabilidade
( ) Despersonalização do relacionamento
( ) Categorização como base do processo decisório

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.

A - 1, 2, 2, 1, 2, 1
B - 2, 2, 1, 1, 1, 2
C - 1, 1, 2, 1, 2, 2
D - 2, 2, 1, 2, 1, 1
E - 1, 2, 1, 1, 2, 2



Gabarito

01. D - Ênfase excessiva nos grupos informais
02. B - DESpersonalização do relacionamento
03. E



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