Tipos de Liderança | Resumo e Questões de Concurso

Conceitos cobrados em questões de concursos de diversas bancas.

Liderança
Liderança é o processo de influência que o líder tem sobre as outras pessoas, motivando-as e incentivando-as para que possam trabalhar com entusiasmo para o alcance de um objetivo em comum.

São características de um líder:

- Focaliza-se nas pessoas.
- Ser observador, está sempre atento ao ambiente de trabalho e buscar soluções eficazes para os problemas existentes;
- No momento de crise ser paciente e ter a sabedoria de colocar as pessoas certa nos lugares certos;
- Ter empatia, conhecendo o perfil e os limites da equipe, podendo utilizar esse conhecimento para motivar os colaboradores;
- Líderes com a intenção de realizar algo importante devem envolver outras pessoas na sua causa.
- Um líder tem seguidores e aliados voluntários.
- A liderança é um campo de interação; não é tanto uma relação pessoal, mas sim uma relação interpessoal.
- Demanda o desenvolvimento de um sólido relacionamento profissional com colegas e colaboradores.
- Utiliza diferentes estilos de liderança. 


Liderança Transacional
Entre as abordagens correntes sobre o fenômeno da liderança emerge o conceito de “liderança transacional”, no qual a atuação do líder é pautada principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho.

Lideranças Transacionais são baseadas na autoridade, recompensando esforços e desempenho dos colaboradores.


Liderança Autocrática
O líder mantém uma postura centralizadora, e todas as decisões estratégicas são tomadas por ele. Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas, e quase não têm abertura para questionamentos ou sugestões.


Liderança Democrática
O líder está sempre preocupado com o bem-estar, satisfação e motivação dos colaboradores, prezando pelo desenvolvimento dos profissionais, comunicação aberta e bom relacionamento.


Liderança Liberal
O líder liberal acredita que os subordinados não precisam tanto dele, pois possuem um nível elevado de maturidade.

O líder possui responsabilidades como: motivação, delegação de tarefas, organização, mas entende que pode deixar o grupo livre sem acompanhamento constante, o que pode causar à equipe uma baixa produtividade e falta de direcionamento.


01. Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Assistente de Administração
A liderança é um dos papéis do administrador e está intimamente relacionada com a direção e a motivação dos membros organizacionais. No contexto da administração, quais são os elementos destacados na definição de liderança?

A - Administrador, subordinado e situação.
B - Autocracia, democracia e laissez-faire.
C - Esforço, desempenho e resultados.
D - Reforço, aprendizado e punição.
E - Pessoas, poder e influência.

02. Prova: Crescer Consultorias - 2019 - Prefeitura de Monte Alegre do Piauí - PI - Agente Administrativo
Sobre o conceito e os diversos aspectos relacionados à liderança, assinale a opção ERRADA.

A - Nas organizações, o líder define-se pela autoridade que lhe é delegada.
B - O exercício da liderança é algo dinâmico e que envolve diversos fatores das relações pessoais, como a influência pessoal, o poder, a comunicação, para que os objetivos organizacionais da instituição sejam alcançados.
C - Liderança pode ser conceituada como a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.
D - O processo de liderança é um dos mais importantes no trabalho de um administrador.

03. Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Assistente em Administração
Assinale a alternativa que apresenta uma das características de um líder.

A - Focaliza-se em sistemas e estruturas.
B - Tem um olhar somente na linha funcional.
C - Possui visão limitada.
D - Focaliza-se nas pessoas.
E - Conta com a função controle.

04. Prova: FCC - 2019 - SEMEF Manaus - AM - Assistente Técnico Fazendário
Os estilos clássicos de liderança desenvolvidos a partir dos estudos de Kurt Lewin nos anos de 1930, que passaram a ser conhecidos como os Três de White e Lippitt, são:

A - carismático, legitimado e impositivo.
B - consultivo, participativo e diretivo.
C - autocrático, democrático e liberal.
D - burocrático, gerencial e consensual.
E - autocrático, burocrático e gerencial.

05. Prova: IMA - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Auxiliar Administrativo
O estilo de liderança no qual o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é conhecido como:

A - Situacional.
B - Liberal.
C - Democrática.
D - Autocrática.

06. Prova: INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2019 - CRP - 11ª Região (CE) - Técnico de Patrimônio
Associe as colunas relacionando os estilos de liderança com seus respectivos conceitos.

Estilos de Liderança
1. Liderança Autocrática
2. Liderança Democrática
3. Liderança Liberal

Conceitos
(         ) O líder acredita que os subordinados não precisam tanto dele, pois possuem um nível elevado de maturidade;
(         ) O líder possui responsabilidades como: motivação, delegação de tarefas, organização, mas entende que pode deixar o grupo livre sem acompanhamento constante, o que pode causar à equipe uma baixa produtividade e falta de direcionamento;
(         ) O líder mantém uma postura centralizadora, e todas as decisões estratégicas são tomadas por ele. Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas, e quase não têm abertura para questionamentos ou sugestões;
(         ) O líder está sempre preocupado com o bem-estar, satisfação e motivação dos colaboradores, prezando pelo desenvolvimento dos profissionais, comunicação aberta e bom relacionamento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A - 1, 2, 1, 3;
B - 3, 2, 1, 2;
C - 3, 3, 1, 2;
D - 2, 3, 3, 1.

07. Prova: UNIFESP - 2018 - UNIFESP - Assistente Administração
Nem todos os chefes são líderes. Liderança e chefia são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos. A liderança é melhor definida da seguinte forma:

A - Hierarquia, consistência e direção por meio de planejamento.
B - Capacidade de influenciar pessoas para atingir metas.
C - Referência técnica ou autoridade no assunto.
D - Cargo de comando em uma organização.
E - Capacidade de agradar os funcionários e manter um bom clima organizacional.

08. Prova: IADES - 2018 - APEX Brasil - Assistente
Caso hipotético para responder a questão.
Suponha que determinada servidora pública do Poder Executivo federal há mais de 20 anos, bem remunerada e prestigiada pelos respectivos pares, encontra-se enfadada com o trabalho realizado no dia a dia. Apesar do bom relacionamento que a servidora pública mantém com o superior hierárquico, o repasse de atividades acontece, na maioria das vezes, com ordens rígidas e inflexíveis. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que melhor se adequa ao estilo de liderança do chefe da servidora.

A - Laissez-faire
B - Democrático
C - Autocrático
D - Carismático
E - Situacional

09. Prova: FCC - 2018 - SEAD-AP - Assistente Administrativo
Considere que determinada organização pretenda fomentar a liderança no ambiente de trabalho, aplicando os conceitos próprios do modelo situacional desenvolvido por Hersey e Blanchard. Nesse contexto, uma das principais premissas a serem adotadas será a de que

A - existem dois tipos de líderes: aqueles voltados para o grupo; e os voltados para a tarefa, sendo os segundos comprovadamente mais efetivos.
B - o líder deve ser sempre diretivo, indicando o caminho a ser seguido pelos subordinados e efetuando correções de rota.
C - a liderança pressupõe o consensualismo, de forma que o líder somente será eficaz se obtiver o apoio integral do grupo.
D - a liderança pressupõe autoridade, devendo ser abandonados os antigos conceitos de líder apoiador e benevolente.
E - a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

10. Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Assistente em Administração
A liderança é importante para os três níveis hierárquicos de uma organização: administradores de alto nível; administradores de nível médio e supervisores de primeira linha. Em qual desses três níveis a liderança é mais demandada?

A - Nos três níveis igualmente.
B - Administradores de alto nível.
C - Supervisores de primeira linha.
D - Administradores de nível médio.
E - Administradores de nível médio e alto.



Gabarito

01. E
Liderança é o poder de influenciar pessoas para alcançar os objetivos.
Elementos da Liderança: Poder, Influência e Pessoas.
Tipos de Liderança: Autocrática, Democrática e Liberal (Laissez-faire).

02. A
03. D
04. C
05. D
06. C
07. B
08. C
09. E
10. C



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