Atalhos do Microsoft Excel 2010 | Questões de Concurso

TECLAS DE ATALHO - COMBINAÇÃO COM CTRL

CTRL+SHIFT+(     

Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.

 

CTRL+SHIFT+&    

Aplica o contorno às células selecionadas.

 

CTRL+SHIFT         

Remove o contorno das células selecionadas.

 

CTRL+SHIFT+~     

Aplica o formato de número Geral.

 

CTRL+SHIFT+$     

Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)

 

CTRL+SHIFT+%    

Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.

 

CTRL+SHIFT+^     

Aplica o formato de número Científico com duas casas decimais.

 

CTRL+SHIFT+#     

Aplica o formato Data com dia, mês e ano.

 

CTRL+SHIFT+@   

Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.

 

CTRL+SHIFT+!      

Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos.

 

CTRL+SHIFT+*     

Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados circunscrita por linhas e colunas vazias). Em uma tabela dinâmica, seleciona o relatório inteiro.

 

CTRL+SHIFT+:      

Insere a hora atual.

 

CTRL+SHIFT+"     

Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

 

CTRL+SHIFT+Mais (+)    

Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco.

 

CTRL+Menos (-)   

Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.

 

CTRL+;       

Insere a data atual.

 

CTRL+`       

Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.

 

CTRL+'        

Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

 

CTRL+1      

Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.

 

CTRL+2      

Aplica ou remove formatação em negrito.

 

CTRL+3      

Aplica ou remove formatação em itálico.

 

CTRL+4      

Aplica ou remove sublinhado.

 

CTRL+5      

Aplica ou remove tachado.

 

CTRL+6      

Alterna entre ocultar e exibir objetos.

 

CTRL+8      

Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.

 

CTRL+9      

Oculta as linhas selecionadas.

 

CTRL+0      

Oculta as colunas selecionadas.

 

CTRL+A      

Seleciona a planilha inteira. Se a planilha contiver dados, CTRL+A seleciona a região atual.  Pressionar CTRL+A novamente seleciona a planilha inteira. Quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula, exibe a caixa de diálogo Argumentos da função. CTRL+SHIFT+A insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula.

 

CTRL+B      

Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.

 

CTRL+C      

Copia as células selecionadas.

 

CTRL+D      

Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo.

 

CTRL+F      

Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada. SHIFT+F5 também exibe essa guia, enquanto SHIFT+F4 repete a última ação de Localizar. CTRL+SHIFT+F abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

 

CTRL+G      

Exibe a caixa de diálogo Ir para. F5 também exibe essa caixa de diálogo.

 

CTRL+H      

Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada.

 

CTRL+I       

Aplica ou remove formatação em itálico.

 

CTRL+K      

Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink para novos hiperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hiperlink para os hiperlinks existentes que estão selecionados.

 

CTRL+L      

Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela.

 

CTRL+N      

Aplica ou remove formatação em negrito.

 

CTRL+O      

Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo. CTRL+SHIFT+O seleciona todas as células que contêm comentários.

 

CTRL+P      

Exibe a guia Imprimir no modo de exibição do Microsoft Office Backstage. CTRL+SHIFT+P abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

 

CTRL+R      

Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita.

 

CTRL+S      

Aplica ou remove sublinhado. CTRL+SHIFT+S alterna entre a expansão e a redução da barra de fórmulas.

 

CTRL+T      

Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela.

 

CTRL+V      

Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Disponível somente depois de ter recortado ou copiado um objeto, texto ou conteúdo de célula.  CTRL+ALT+V exibe a caixa de diálogo Colar Especial, disponível somente depois que você recortar ou copiar um objeto, textos ou conteúdo de célula em uma planilha ou em outro programa.

 

CTRL+W     

Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.

 

CTRL+X      

Recorta as células selecionadas.

 

CTRL+Y      

Repete o último comando ou ação, se possível.

 

CTRL+Z      

Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada digitada.



TECLAS DE FUNÇÃO

F1     

Exibe o painel de tarefas da Ajuda do Excel. CTRL+F1 exibe ou oculta a faixa de opções. ALT+F1 cria um gráfico dos dados inserido no intervalo atual. ALT+SHIFT+F1 insere uma nova planilha.

 

F2     

Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. Ele também move o ponto de inserção para a Barra de Fórmulas para edição em uma célula desativada. SHIFT+F2 adiciona ou edita um comentário de célula. CTRL+F2 exibe a área de visualização de impressão na guia Imprimir do modo de exibição Backstage.

 

F3     

Exibe a caixa de diálogo Colar Nome. Disponível somente se existirem nomes na pasta de trabalho. SHIFT+F3 exibe a caixa de diálogo Inserir Função.

 

F4     

Repete o último comando ou ação, se possível. CTRL+F4 fecha a janela da pasta de trabalho selecionada. ALT+F4 fecha o Excel.

 

F5     

Exibe a caixa de diálogo Ir para. CTRL+F5 restaura o tamanho da janela da pasta de trabalho selecionada.

 

F6     

Alterna entre a planilha, a faixa de opções, o painel de tarefas e os controles de zoom. Em uma planilha que foi dividida (menu Exibir, comando Gerenciar Esta Janela, Congelar Painéis, Dividir Janela), F6 inclui os painéis divididos ao alternar entre painéis e a área da faixa de opções.

SHIFT+F6 alterna entre a planilha, os controles de zoom, o painel de tarefas e a faixa de opções.

CTRL+F6 alterna para a próxima janela da pasta de trabalho quando mais de uma janela da pasta de trabalho é aberta.

 

F7     

Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia para verificar a ortografia na planilha ativa ou no intervalo selecionado. CTRL+F7 executa o comando Mover na janela da pasta de trabalho quando ela não está maximizada. Use as teclas de direção para mover a janela e, quando terminar, pressione ENTER ou ESC para cancelar.

 

F8     

Ativa ou desativa o modo estendido. Nesse modo, Seleção Estendida aparece na linha de status e as teclas de direção estendem a seleção. SHIFT+F8 permite adicionar uma célula não adjacente ou um intervalo a uma seleção de células, utilizando as teclas de direção. CTRL+F8 executa o comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de trabalho), quando uma pasta de trabalho não está maximizada. ALT+F8 exibe a caixa de diálogo Macro para criar, executar, editar ou excluir uma macro.

 

F9     

Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas. SHIFT+F9 calcula a planilha ativa. CTRL+ALT+F9 calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último cálculo. CTRL+ALT+SHIFT+F9 verifica novamente as fórmulas dependentes e depois calcula todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, inclusive as células que não estão marcadas para serem calculadas. CTRL+F9 minimiza a janela da pasta de trabalho para um ícone.

 

F10   

Ativa e desativa as dicas de tecla. (Pressionar ALT faz a mesma coisa.) SHIFT+F10 exibe o menu de atalho para um item selecionado. ALT+SHIFT+F10 exibe o menu ou a mensagem para um botão Verificação de Erros. CTRL+F10 maximiza ou restaura a janela da pasta de trabalho selecionada.

 

F11   

Cria um gráfico dos dados no intervalo selecionado em uma Planilha de gráfico separada. SHIFT+F11 insere uma nova planilha. ALT+F11 abre o Editor do Microsoft Visual Basic for Applications, no qual você pode criar uma macro utilizando o VBA (Visual Basic for Applications).

 

F12   

Exibe a caixa de diálogo Salvar Como.



01. Prova: INAZ do Pará - 2018 - Prefeitura de São João do Araguaia - PA - Procurador Municipal
O Excel, com sua ferramenta de gráficos, possibilita ao usuário resumir seu relatório, de maneira que todos, no momento que visualizarem o gráfico, possam fazer uma leitura rápida e de bom entendimento.
Ao selecionarmos um intervalo de dados para criar um gráfico em outra aba, podemos usar a tecla de atalho:

A - F11
B - Ctrl+G
C - F7
D - Alt+Shift+G

02. Prova: Itame - 2019 - Prefeitura de Avelinópolis - GO - Fiscal de Tributos
No Microsoft Excel 2010 ao pressionar na área livre da tabela CTRL + SHIFT + P o que ocorre:

A - Imediatamente abre uma janela para impressão.
B - Imediatamente abre uma janela de formatação.
C - Imediatamente abre uma janela de funções.
D - Imediatamente abre uma janela de páginas.

03. Prova: CONSULPAM - 2018 - Câmara de Juiz de Fora - MG - Assistente Legislativo I
No Microsoft Excel, a ação “Salvar Como” pode ser acionada pelo Menu:

A - Arquivo, Salvar Como ou pela tecla de atalho F12.
B - Arquivo, Salvar Como ou pela tecla de atalho F19.
C - Editar, Salvar Como ou pela tecla de atalho F10.
D - Editar, Salvar Como ou pela tecla de atalho F9.

04. Prova: MetroCapital Soluções - 2018 - Prefeitura de Conchas - SP - Engenheiro Civil
Supondo que você, utilizando o MS Excel 2010 em sua versão em português, deseja aplicar a formatação em itálico de um texto de uma célula usando teclas de atalho, você deve utilizar as teclas:

A - CTRL+1
B - CTRL+2
C - CTRL+3
D - ALT+2
E - ALT+3

05. Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Auxiliar em Administração
Qual é o atalho de teclado do Excel utilizado para editar células?

A - F3
B - F2
C - CTRL + 1
D - SHIFT + F3
E - F1

05. Prova: MOURA MELO - 2016 - Prefeitura de Cajamar - SP - Agente Administrativo
Qual é o resultado, no MS-Excel, ao acionarmos as teclas de atalho do teclado “Ctrl+n” numa célula selecionada?

A - Abrirá a janela “Nova Planilha”
B - Abrirá a janela “Hiperlink”.
C - O conteúdo da célula ficará em negrito.
D - Fecha a planilha.

06. Prova: ASSCONPP - 2016 - Prefeitura de Videira - SC - Agente Administrativo
Qual é o atalho para formatar um campo com o tipo moeda no programa Microsoft Office Excel?

A - ALT+SHIFT+$;
B - ALT GR+SHIFT+$;
C - CTRL+ALT+$;
D - ALT GR+$;
E - CTRL+SHIFT+$;

07. Prova: Câmara de Mongaguá - SP - 2016 - Câmara de Mongaguá - SP - Procurador Jurídico
Para a abrirmos um arquivo no Microsoft Excel, qual dos comandos abaixo devemos utilizar?

A - Ctrl + N
B - Ctrl + A
C - Ctrl + F
D - Ctrl + L
E - Ctrl + O

08. Prova: CCV-UFC - 2017 - UFC - Engenheiro Civil
O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido para computadores e dispositivos móveis. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que tornaram o Excel um dos mais populares programas de computador, sobretudo na área científica e de engenharia. Sobre as teclas de comando, atalho e descrição e sua correspondência assinale a alternativa correta.

A - CTRL + B = Exibe a caixa de abrir planilha.
B - CTRL + P = Exibe a caixa de diálogo Salvar Como.
C - CTRL + V = Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.
D - SHIFT + F2 = Exibe a janela Visualizar Impressão.
E - SHIFT + ENTER = Conclui uma entrada de célula e seleciona a célula de cima.

09. Prova: CS-UFG - 2017 - IF Goiano - Técnico de Laboratório - Edificações
No programa computacional Excel, que faz parte do pacote Microsoft Office, para a soma de números em um intervalo de células, pode ser usada a combinação de duas teclas, a saber:

A - ALT e =
B - CTRL e C
C - ALT e F8
D - CTRL e F8

10. Provas: IOBV - 2016 - Prefeitura de Chapecó - SC - Engenheiro de Trânsito
No Microsoft Excel para inserir a data atual em uma célula a partir das teclas de atalho pressiona-se:

A - Ctrl + D
B - Ctrl + ;
C - Ctrl + Shift + D
D - Ctrl + Shift + !



Gabarito

01. A
02. B
03. A
04. B
05. C
06. E
07. B
08. E
09. A
10. B



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