Elementos do Processo de Comunicação | Resumo e Questões de Concurso

01. Fonte/Emissor
- É o emissor ou comunicador da mensagem.
- Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.
- Codifica a informação.

02. Codificação
- Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.

03. Canal
- É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada.
- É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele.
- Pode ser percebido por todos.

04. Decodificação
- É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor.
- Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.

05. Receptor
- É o sujeito final da mensagem.
- É o destinatário da comunicação.
- É o decodificador.

06. Retroação/Feedback
- É a verificação do sucesso da comunicação.
- É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).

07. Ruído
- São os fatores que podem distorcer uma mensagem.
- São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.
- São barreiras que distorcem a mensagem.


01. Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Assistente em Administração
A comunicação é uma ferramenta de gestão que contribui para o processo de inter-relação profissional no ambiente do serviço público ou privado. No processo de comunicação, o meio pelo qual a mensagem é transportada, sendo um espaço, um ambiente, meio escrito ou falado, é o

A - ruído.
B - canal.
C - receptor.
D - destino.
E - feedback.

02. Prova: FAFIPA - 2018 - COMAFEN - Auxiliar Administrativo
Sobre o processo de comunicação, assinale a alternativa INCORRETA:

A - As emoções podem ser parte da mensagem, entrando no processo de codificação.
B - Ambiguidades inerentes aos sistemas simbólicos podem levar a erros de decodificação.
C - A responsabilidade pela comunicação eficaz é do emissor, que deve codificar a mensagem em símbolos que o receptor seja capaz de decodificar adequadamente.
D - O feedback é a resposta do receptor à mensagem.

03. Prova: INAZ do Pará - 2018 - CORE-MS - Auxiliar Administrativo
Independentemente do segmento empresarial, uma boa comunicação é fundamental para que a organização se mantenha competitiva no mercado. A boa comunicação proporciona melhores planejamentos, exposição clara e objetiva de ideias, negociações e acordos, além de favorecer a criação de um bom ambiente de trabalho. Acerca das características da mensagem no processo de comunicação, pode-se afirmar, exceto:

A - Codificação é a interpretação de uma mensagem pelo receptor.
B - Fonte da mensagem pode ser uma pessoa, uma organização ou uma máquina.
C - Mensagem é o conjunto de informações que o emissor deseja transmitir.
D - A linguagem da mensagem pode ser fisionômica, sonora e gestual.

04. Prova: Quadrix - 2018 - CRM-DF - Serviço Administrativo
A respeito de relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho e comunicação, julgue o próximo item.
Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback, que envolve o emissor e independe da mensagem.

Certo
Errado

05. Provas: FAU - 2017 - Prefeitura de Ivaiporã - PR - Agente de Apoio Administrativo Hospitalar
Referindo-se à COMUNICAÇÃO, pode-se afirmar como CORRETO, EXCETO:

A - A comunicação é uma mensagem que envolve a transmissão de conteúdos emocionais ou intelectuais ou ambos.
B - A mensagem pode ser transmitida na forma de um documento ou de uma comunicação visual ou audível.
C - Boa parte de nossos problemas resulta das comunicações inadequadas, inoportunas ou falhas. Todo processo de comunicação é falho e sujeito à distorções.
D - As distorções devem-se, principalmente, ao fato de que é necessário que o emissor codifique seu pensamento em palavras, que transmita sua mensagem sob forma codificada de palavras e que o receptor decodifique essas palavras em novos pensamentos.
E - Ruído é tudo aquilo que não faz parte nem do emissor nem do receptor, não interferindo na mensagem e não promovendo distorções.

06. Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente em Administração
A respeito dos elementos do processo de comunicação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem.
( ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal.
( ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor.
( ) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida.
( ) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

A - V – F – V – F – V
B - V – V – V – F – V
C - F – V – F – V – F
D - V – V – V – V – V
E - F – F – F – F – F

07. Prova: COMPERVE - 2018 - UFRN - Assistente em Administração
Para que a gestão de uma organização alcance os resultados desejados, é necessário um processo de comunicação bem estruturado, de forma a garantir o intercâmbio de ideias e o andamento das atividades. A respeito do processo de comunicação, analise as afirmativas abaixo.

I Emissor é a fonte ou a pessoa do processo que emite uma mensagem.
II Informação é um registro ou anotação a respeito de uma determinada ocorrência.
III Ruído é uma interferência que ocorre no processo de comunicação.
IV Para uma comunicação eficiente, a capacidade de falar é mais relevante que a de ouvir.

Dentre as afirmativas, estão corretas

A - II e IV.
B - II e III.
C - I e IV.
D - I e III.

08. Prova: CEPS-UFPA - 2018 - UNIFESSPA - Assistente em Administração
Comunicação implica a relação entre a parte que transmite e a parte que compreende. Comunicar significa também repartir, compartilhar, é ação entendida como um processo de socialização e de evolução humana tanto em forma como em conteúdo. Um conceito relacionado com a comunicação, considerado o produto real da codificação da fonte (emissor), é a(o)

A - receptor.
B - canal.
C - mensagem.
D - ruído.
E - feedback.

09. Prova: UFMT - 2017 - Prefeitura de Cáceres - MT - Assistente Administrativo
No processo de comunicação, qual é o elemento que possibilita ao emissor conhecer o resultado da informação/mensagem transmitida?

A - Ruído
B - Retroação
C - Dispersão
D - Persuasão

10. Prova: IBEG - 2017 - IPREV - Assistente Administrativo
Considerando que para ocorrer o processo de comunicação, torna-se necessário um objetivo, na forma de mensagem a ser transmitida, que passa de uma fonte para um receptor, assinale a alternativa que está relacionada ao emissor.

A - Composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem.
B - Faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente.
C - É o sujeito a quem a mensagem se dirige.
D - Inicia a mensagem pela codificação de uma informação.
E - Produto físico codificado pela fonte.



Comentários e Gabarito

01. B
02. C - A responsabilidade tanto é do emissor quanto do receptor
03. A - Decodificação é a interpretação de uma mensagem pelo receptor
04. E - O feedback depende da mensagem
05. E - O ruído interfere na mensagem e promove distorções.
06. B - Item 4 errado. O ruído corresponde às barreiras.
07. D - Item 2 refere-se a DADO. Item 4 - falar não é mais relevante que ouvir.
08. C
09. B - Retroação ou Feedback
10. D



Comentários

👇 ESTUDE TAMBÉM

Tabela Verdade | Resumo e Questões de Concurso

Tipos Textuais | Resumo e Questões de Concurso

Caracteres proibidos nos nomes dos arquivos e pastas no Windows

50 Questões Gratuitas de Conhecimentos Técnicos IBGE

Regras de Alfabetação para Concurso Público

Acentuação Gráfica | Veja como foi cobrado em prova

Substantivo Concreto e Abstrato | Resumo e Questões de Concurso

Se não x Senão | Resumo e Questões de Concurso

Sistemas de Arquivamento - Direto x Indireto | Resumo e Questões de Concurso

Os 12 Mandamentos da Crase | Questões de Concurso