Conceitos do Art. 5º | Questões de Concurso | Lei 11.091/2005 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação
Lei 11.091/05 - Art. 5º Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:
I - plano de
carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o
desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram
determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou
entidade;
II - nível de
classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados
a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade,
conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência,
risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições;
III - padrão de
vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira
em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;
IV - cargo:
conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura
organizacional que são cometidas a um servidor;
V - nível de
capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões
de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das
atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;
VI - ambiente organizacional:
área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou
complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que
orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e
VII - usuários:
pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino
que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.
01. Prova: UFTM -
2019 - UFTM - Biomédico
De
acordo com a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, o “conjunto de
princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos
servidores titulares de cargos que integram determinada carreira,
constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade” é o conceito de:
A
- Nível de classificação.
B
- Padrão de vencimento.
C
- Cargo.
D
- Plano de carreira.
02. Prova: UNIFAL-MG
- 2018 - UNIFAL-MG - Assistente em Administração
A
Lei nº 11.091/2005 dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos
Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de
Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.
Para
todos os efeitos da referida lei, pode-se considerar que o conjunto de
atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são
cometidas a um servidor, diz respeito ao conceito de:
A
- Ambiente organizacional.
B
- Nível de classificação.
C
- Plano de carreira.
D
- Cargo.
03. Prova: CCV-UFC -
2017 - UFC - Assistente em Administração
De
acordo com a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos
cargos Técnico-Administrativos em Educação, é correto afirmar que “área
específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou
complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que
orienta a política de desenvolvimento de pessoal” é a definição do conceito de:
A
- Ambiente Organizacional.
B
- Nível de Classificação.
C
- Nível de Capacitação.
D
- Plano de Carreira.
E
- Cargo.
04. Prova: COSEAC -
2017 - UFF - Auxiliar em Administração
A
Lei nº 11.091, de 12/01/2005, define o conceito de cargo, como sendo:
A
- conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura
organizacional que são cometidas a um servidor.
B
- conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito
de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades
específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o
desempenho de suas atribuições.
C
- posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de
capacitação, cargo e nível de classificação.
D
- posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em
decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do
cargo ocupado, realizada após o ingresso.
E
- conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada
carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
05. Prova: COSEAC -
2017 - UFF - Assistente em Administração
A
Lei n° 11.091, de 12/01/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de
Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das
Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, define
como o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o
desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram
determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou
entidade, o conceito de:
A
- nível de classificação.
B
- ambiente organizacional.
C
- nível de capacitação.
D
- cargo.
E
- plano de carreira.
06. Prova: CCV-UFC -
2016 - UFC - Assistente em Administração
De
acordo com a Lei Nº 11091/2005, o conjunto de princípios, diretrizes e normas
que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos
que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do
órgão ou entidade é o conceito de:
A
- Cargo.
B
- Plano de carreira.
C
- Nível de classificação.
D
- Padrão de vencimento
E
- Ambiente organizacional.
07. Prova: IF-MG -
2016 - IF-MG - Auxiliar em Administração
O
Plano de Cargos e Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE,
criado pela Lei Federal nº 11.091/2005, é o plano de carreira dos servidores
técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino (IFE).
O
conceito de Plano de Carreira, de acordo com a Lei nº 11.091/2005, é o:
A
- Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada
carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
B
- Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional de toda a força de trabalho de um órgão, sejam funcionários
concursados, contratados ou terceirizados.
C
- Conjunto de atividades afins ou complementares, organizada a partir das
necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de
pessoal.
D
- Conjunto de cargos de mesma hierarquia classificados a partir de um requisito
específico.
08. Prova: CEPS-UFPA
- 2015 - UFPA - Auxiliar em Administração
Alguns
conceitos fundamentais são apresentados para aplicação no Art. 5º, incisos I a
VII da Lei nº 11.091/2005, e é importante que se reflita a respeito deles, para
conhecimento e uso no dia a dia e no ambiente de trabalho. Dentre eles um se
refere sobre “a posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de
Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das
atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;” Esse conteúdo diz
respeito ao conceito de:
A
- plano de carreira.
B
- nível de capacitação.
C
- nível de classificação.
D
- ambiente organizacional.
E
- padrão de vencimento.
09. Provas: FUNDEP -
2014 - IFN-MG - Assistente em Administração
Segundo
o que dispõe a Lei do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em
Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério
da Educação, o “(...) conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na
estrutura organizacional que são cometidas a um servidor” traduz o conceito de
A
- infração administrativa.
B
- cargo.
C
- nível de classificação.
D
- carreira.
10. Prova: FCM - 2016
- IFF-RS - Administrador
Segundo
a Lei n.° 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos
Cargos Técnico-Administrativos em Educação, numere a COLUNA II de acordo com a
COLUNA I, relacionando os termos presentes na lei às suas respectivas
definições.
COLUNA
I
1.
Plano de carreira
2.
Nível de classificação
3.
Padrão de vencimento
4.
Cargo
COLUNA
II
(
) conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura
organizacional que são cometidas a um servidor.
(
) conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada
carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
(
) posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de
capacitação, cargo e nível de classificação.
(
) conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito
de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades
específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o
desempenho de suas atribuições.
A
sequência correta é
A
- 2, 1, 4, 3.
B
- 3, 1, 2, 4.
C
- 2, 4, 1, 3.
D
- 1, 2, 3, 4.
E
- 4, 1, 3, 2.
11. Provas: FCM -
2016 - IF Farroupilha - RS - Administrador
Segundo
a Lei n.° 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos
Cargos Técnico-Administrativos em Educação, numere a COLUNA II de acordo com a
COLUNA I, relacionando os termos presentes na lei às suas respectivas
definições.
COLUNA
I
1.
Plano de carreira
2.
Nível de classificação
3.
Padrão de vencimento
4.
Cargo
COLUNA
II
(
) conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura
organizacional que são cometidas a um servidor.
(
) conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada
carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
(
) posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de
capacitação, cargo e nível de classificação.
(
) conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito
de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades
específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o
desempenho de suas atribuições.
A
sequência correta é
A
- 2, 1, 4, 3.
B
- 3, 1, 2, 4.
C
- 2, 4, 1, 3.
D
- 1, 2, 3, 4.
E
- 4, 1, 3, 2.
12. Provas: FUNDEP -
2014 - IFN-MG - Analista de Tecnologia da Informação
Considerando
a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos cargos
Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de
Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, relacione as duas colunas.
COLUNA
I
1.
Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada
carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
2.
Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional
que são cometidas a um servidor.
3.
Área específica de atuação do servidor integrada por atividades afins ou
complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que
orienta a política de desenvolvimento de pessoal.
COLUNA
II
(
) Cargo
(
) Plano de Carreira
(
) Ambiente Organizacional
Baseando-se
na disciplina da referida Lei, a adequada correlação entre as duas colunas fica
assim estabelecida:
A
- 1 ,2 ,3.
B
- 1 ,3 ,2.
C
- 2 ,3 ,1.
D
- 2 ,1 ,3.
13. Prova: MAGNUS -
2014 - INES - Assistente em Administração
Tendo
por base a Lei nº 11.091/95, que dispõe sobre a estruturação do Plano de
Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das
Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, numere a
2ª coluna de acordo com a 1ª:
1ª
Coluna
(1)
Plano de Carreira
(2)
Ambiente Organizacional
(3)
Cargo
(4)
Nível de classificação
2ª
Coluna
(
) Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou
complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que
orienta a política de desenvolvimento de pessoal.
(
) Conjunto de cargos da mesma hierarquia, classificados a partir do requisito
de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades
específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o
desempenho de suas atribuições.
(
) Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento
profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada
carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
(
) Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura
organizacional que são cometidas a um servidor.
Marque
a alternativa que preenche corretamente os parênteses:
A
- 2 - 4 - 1 - 3
B
- 2 - 4 - 3 - 1
C
- 2 - 1 - 4 - 3
D
- 4 - 2 - 1 - 3
E
- 3 - 2 - 1 - 4
Gabarito
01.
D
02.
D
03.
A
04.
A
05.
E
06.
B
07.
A
08.
B
09.
B
10.
E
11.
E
12.
D
13. A
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e convide seus amigos para ver a postagem.