Análise SWOT | Resumo e Questões de Concurso



Pontos Fortes x Oportunidades: Estratégia de Desenvolvimento/Ofensiva

Pontos Fortes x Ameaças: Estratégia de Manutenção/Confrontativa

Pontos Fracos x Oportunidades: Estratégia de Crescimento/Reforço

Pontos Fracos x Ameaças: Estratégia de Sobrevivência/Defensiva



Estratégias
AMBIENTE EXTERNO
AMBIENTE
INTERNO

Oportunidades
Ameaças
Pontos Fortes

Desenvolvimento

- De mercado
- De produtos
- Financeiro
- De capacidades
- De estabilidade
- Diversificação

Manutenção

- Estabilidade
- Nicho
- Especialização
Pontos Fracos
Crescimento

- Inovação
- Internacionalização
- Parceria
- Expansão
Sobrevivência

- Redução de custos
- Desinvestimento
- Liquidação do negócio
https://detonandoquestoes.blogspot.com



01. Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Assistente em Administração
A Matriz Swot é uma ferramenta de planejamento estratégico que auxilia na análise organizacional. Uma organização percebeu uma situação na qual existe alto percentual de pontos fracos e alto índice de ameaças externas. É CORRETO afirmar que a estratégia a ser utilizada para essa situação, seguindo a Matriz Swot, é a de:

A - Sobrevivência.
B - Manutenção.
C - Crescimento.
D - Desenvolvimento.
E - Equidade.

02. Prova: CS-UFG - 2018 - Câmara de Goiânia - GO - Assistente Técnico Legislativo - Agente Administrativo
Considere o ambiente organizacional caracterizado por possuir segmentos ou variáveis incontroláveis que afetam a organização, determinando-lhe oportunidades e ameaças. É uma variável deste ambiente:

A - a estrutura organizacional.
B - a capacidade produtiva.
C - o aspecto sociocultural.
D - a cultura organizacional.

03. Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Analista Administrativo
Uma das ferramentas para análise de cenários utilizada no desenvolvimento do planejamento estratégico e como referência na gestão, chama-se matriz SWOT. Na matriz SWOT o que representa Oportunidade para as organizações é(são):

A - estratégias internas como ponto forte em relação aos concorrentes de mercado.
B - deficiências internas à organização em comparação às concorrentes no mercado.
C - possibilidades externas de crescimento e agregação de valores à organização.
D - aplicação de preços abaixo do mercado.
E - riscos externos, com possibilidade potencial de prejuízo à organização.

04. Prova: FUNDATEC - 2019 - IMESF - Administrador
A análise SWOT, também conhecida como FOFA, insere quatro itens a serem observados no planejamento e estratégia organizacional, os quais são Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Trata-se, portanto, de uma ferramenta utilizada para o diagnóstico estratégico da organização. Apresenta características de avaliação dos ambientes internos e externos das entidades. Nesse sentido, quando a organização estuda os aspectos internos que podem estar dificultando o alcance dos seus objetivos, ela está realizando a avaliação de:

A - Pontos fortes.
B - Ameaças.
C - Oportunidades.
D - Pontos fracos.
E - Estratégias de curto prazo.

05. Prova: FCC - 2019 - SEFAZ-BA - Auditor Fiscal - Administração Tributária - Prova II
A análise SWOT torna-se uma ferramenta estratégica quando realiza-se o cruzamento que verifica a influência que as forças e fraquezas possuem sobre as oportunidades e as ameaças, e, a partir disso, são definidos os planos de ação. Podem ser realizadas quatro estratégias, dentre as quais se encontram:

I. Pontos Fracos x Oportunidades (WO): analisa como o ponto fraco da organização pode impedir, ou diminuir, a chance da oportunidade acontecer. O principal objetivo dessa estratégia é diminuir as fraquezas a fim de que não atrapalhem o ambiente externo da organização.

II. Pontos Fortes x Oportunidades (SO): é utilizada no cenário mais otimista da organização e ocorre quando utiliza-se uma força para aumentar as chances de uma oportunidade acontecer, potencializando-a. Essa estratégia visa ao crescimento e desenvolvimento dos pontos positivos da organização.

I e II referem-se, correta e respectivamente, à estratégia

A - de reforço e ofensiva.
B - de defesa e de reforço.
C - ofensiva e de confronto.
D - de confronto e de defesa.
E - de defesa e ofensiva.


06. Prova: FCC - 2019 - SEFAZ-BA - Auditor Fiscal - Administração, Finanças e Controle Interno - Prova II
A análise SWOT torna-se uma ferramenta estratégica quando se realiza o cruzamento que verifica a influência que as forças e fraquezas possuem sobre as oportunidades e as ameaças, e, a partir daí, são definidos os planos de ação. Podem ser realizadas quatro estratégias, dentre as quais se encontram:

I. Pontos Fracos x Ameaças (WT): ocorre quando a organização se encontra no cenário mais crítico e pessimista. Tem como finalidade minimizar perdas e impactos negativos que as fraquezas e ameaças podem causar, buscando diminuir as chances de uma fraqueza se tornar, na realidade, uma ameaça.

II. Pontos Fortes x Ameaças (ST): utiliza o ponto forte para diminuir a probabilidade de uma ameaça identificada acontecer na organização. É uma estratégia que tende a buscar uma posição de conforto para a organização, pois busca diminuir a força de uma ameaça externa.

I e II referem-se, correta e respectivamente, às estratégias

A - de reforço e ofensiva.
B - de defesa e de reforço.
C - ofensiva e de reforço.
D - de confronto e de defesa.
E - de defesa e de confronto.

07. Prova: Quadrix - 2018 - CODHAB-DF - Analista - Administração
A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.
Ao fazer o diagnóstico estratégico, uma empresa precisa, antes de tudo, identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e as ameaças que integram o ambiente interno da empresa.

Certo
Errado

08. Prova: FCM - 2018 - IFN-MG - Professor - Administração
O conceito da Matriz SWOT pode ser definido (ANSOFF; MCDONNELL, 1993) como:

A - Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Desafios.
B - Pontos competitivos, Pontos limitantes, Oportunidades e Desafios.
C - Pontos competitivos, Pontos limitantes, Vantagens e Ameaças.
D - Pontos fortes, Pontos limitantes, Vantagens e Desafios.
E - Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

09. Prova: FGV - 2018 - Prefeitura de Niterói - RJ - Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental
A startup XYZ, que desenvolve aplicativos para smartphones, descobre que as principais fabricantes do aparelho vão passar a utilizar um sistema operacional incompatível com seus produtos. Visando realizar uma análise do ambiente do mercado para orientá-la na definição de sua estratégia, a startup opta por utilizar a ferramenta conhecida por matriz SWOT, classificando a atitude das fabricantes como

A - oportunidade.
B - força.
C - fraqueza.
D - ameaça.
E - neutralidade.

10. Prova: SELECON - 2018 - Prefeitura de Cuiabá - MT - Técnico Nível Superior - Administrador
A análise SWOT é um processo que analisa a empresa interna e externamente para que esta possa reconhecer seus pontos fortes e oportunidades e conhecer os pontos fracos e ameaças. A força ambiental incontrolável pela empresa que favorece sua ação estratégica é a denominada:

A - ponto forte
B - ameaça
C - ponto fraco
D - oportunidade



Gabarito

01. A
02. C
03. C
04. D
05. A
06. E
07. E
08. E
09. D
10. D



Comentários

👇 ESTUDE TAMBÉM

Tabela Verdade | Resumo e Questões de Concurso

Tipos Textuais | Resumo e Questões de Concurso

Caracteres proibidos nos nomes dos arquivos e pastas no Windows

50 Questões Gratuitas de Conhecimentos Técnicos IBGE

Regras de Alfabetação para Concurso Público

Acentuação Gráfica | Veja como foi cobrado em prova

Se não x Senão | Resumo e Questões de Concurso

Substantivo Concreto e Abstrato | Resumo e Questões de Concurso

Figuras de Linguagem | Resumo e Questões de Concurso

Os 12 Mandamentos da Crase | Questões de Concurso