Análise SWOT | Resumo e Questões de Concurso
Pontos Fortes x Oportunidades: Estratégia de Desenvolvimento/Ofensiva
Pontos Fortes x Ameaças: Estratégia de Manutenção/Confrontativa
Pontos Fortes x Ameaças: Estratégia de Manutenção/Confrontativa
Pontos Fracos x Oportunidades: Estratégia de Crescimento/Reforço
Pontos Fracos x Ameaças: Estratégia de Sobrevivência/Defensiva
Estratégias
|
AMBIENTE EXTERNO
|
||
AMBIENTE
INTERNO
|
Oportunidades
|
Ameaças
|
|
Pontos
Fortes
|
Desenvolvimento
- De mercado
- De produtos
- Financeiro
- De capacidades
- De estabilidade
- Diversificação
|
Manutenção
- Estabilidade
- Nicho
- Especialização
|
|
Pontos
Fracos
|
Crescimento
- Inovação
- Internacionalização
- Parceria
- Expansão
|
Sobrevivência
- Redução de custos
- Desinvestimento
- Liquidação do negócio
|
|
https://detonandoquestoes.blogspot.com
|
01. Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Assistente em Administração
A
Matriz Swot é uma ferramenta de planejamento estratégico que auxilia na análise
organizacional. Uma organização percebeu uma situação na qual existe alto
percentual de pontos fracos e alto índice de ameaças externas. É CORRETO
afirmar que a estratégia a ser utilizada para essa situação, seguindo a Matriz
Swot, é a de:
A
- Sobrevivência.
B
- Manutenção.
C
- Crescimento.
D
- Desenvolvimento.
E
- Equidade.
02. Prova: CS-UFG -
2018 - Câmara de Goiânia - GO - Assistente Técnico Legislativo - Agente
Administrativo
Considere
o ambiente organizacional caracterizado por possuir segmentos ou variáveis
incontroláveis que afetam a organização, determinando-lhe oportunidades e
ameaças. É uma variável deste ambiente:
A
- a estrutura organizacional.
B
- a capacidade produtiva.
C
- o aspecto sociocultural.
D
- a cultura organizacional.
03. Prova: IBADE -
2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Analista Administrativo
Uma
das ferramentas para análise de cenários utilizada no desenvolvimento do
planejamento estratégico e como referência na gestão, chama-se matriz SWOT. Na
matriz SWOT o que representa Oportunidade para as organizações é(são):
A
- estratégias internas como ponto forte em relação aos concorrentes de mercado.
B
- deficiências internas à organização em comparação às concorrentes no mercado.
C
- possibilidades externas de crescimento e agregação de valores à organização.
D
- aplicação de preços abaixo do mercado.
E
- riscos externos, com possibilidade potencial de prejuízo à organização.
04. Prova: FUNDATEC -
2019 - IMESF - Administrador
A
análise SWOT, também conhecida como FOFA, insere quatro itens a serem
observados no planejamento e estratégia organizacional, os quais são Forças,
Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Trata-se, portanto, de uma ferramenta
utilizada para o diagnóstico estratégico da organização. Apresenta
características de avaliação dos ambientes internos e externos das entidades.
Nesse sentido, quando a organização estuda os aspectos internos que podem estar
dificultando o alcance dos seus objetivos, ela está realizando a avaliação de:
A
- Pontos fortes.
B
- Ameaças.
C
- Oportunidades.
D
- Pontos fracos.
E
- Estratégias de curto prazo.
05. Prova: FCC - 2019
- SEFAZ-BA - Auditor Fiscal - Administração Tributária - Prova II
A
análise SWOT torna-se uma ferramenta estratégica quando realiza-se o cruzamento
que verifica a influência que as forças e fraquezas possuem sobre as
oportunidades e as ameaças, e, a partir disso, são definidos os planos de ação.
Podem ser realizadas quatro estratégias, dentre as quais se encontram:
I.
Pontos Fracos x Oportunidades (WO): analisa como o ponto fraco da organização
pode impedir, ou diminuir, a chance da oportunidade acontecer. O principal
objetivo dessa estratégia é diminuir as fraquezas a fim de que não atrapalhem o
ambiente externo da organização.
II.
Pontos Fortes x Oportunidades (SO): é utilizada no cenário mais otimista da
organização e ocorre quando utiliza-se uma força para aumentar as chances de
uma oportunidade acontecer, potencializando-a. Essa estratégia visa ao crescimento
e desenvolvimento dos pontos positivos da organização.
I
e II referem-se, correta e respectivamente, à estratégia
A
- de reforço e ofensiva.
B
- de defesa e de reforço.
C
- ofensiva e de confronto.
D
- de confronto e de defesa.
E
- de defesa e ofensiva.
06. Prova: FCC - 2019
- SEFAZ-BA - Auditor Fiscal - Administração, Finanças e Controle Interno -
Prova II
A
análise SWOT torna-se uma ferramenta estratégica quando se realiza o cruzamento
que verifica a influência que as forças e fraquezas possuem sobre as oportunidades
e as ameaças, e, a partir daí, são definidos os planos de ação. Podem ser
realizadas quatro estratégias, dentre as quais se encontram:
I. Pontos Fracos x Ameaças (WT): ocorre quando a organização se encontra no cenário mais crítico e pessimista. Tem como finalidade minimizar perdas e impactos negativos que as fraquezas e ameaças podem causar, buscando diminuir as chances de uma fraqueza se tornar, na realidade, uma ameaça.
I. Pontos Fracos x Ameaças (WT): ocorre quando a organização se encontra no cenário mais crítico e pessimista. Tem como finalidade minimizar perdas e impactos negativos que as fraquezas e ameaças podem causar, buscando diminuir as chances de uma fraqueza se tornar, na realidade, uma ameaça.
II.
Pontos Fortes x Ameaças (ST): utiliza o ponto forte para diminuir a probabilidade
de uma ameaça identificada acontecer na organização. É uma estratégia que tende
a buscar uma posição de conforto para a organização, pois busca diminuir a
força de uma ameaça externa.
I
e II referem-se, correta e respectivamente, às estratégias
A
- de reforço e ofensiva.
B
- de defesa e de reforço.
C
- ofensiva e de reforço.
D
- de confronto e de defesa.
E
- de defesa e de confronto.
07. Prova: Quadrix -
2018 - CODHAB-DF - Analista - Administração
A
respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação
do seu funcionamento, julgue o item que se segue.
Ao
fazer o diagnóstico estratégico, uma empresa precisa, antes de tudo,
identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e as ameaças que
integram o ambiente interno da empresa.
Certo
Errado
08. Prova: FCM - 2018
- IFN-MG - Professor - Administração
O
conceito da Matriz SWOT pode ser definido (ANSOFF; MCDONNELL, 1993) como:
A
- Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Desafios.
B
- Pontos competitivos, Pontos limitantes, Oportunidades e Desafios.
C
- Pontos competitivos, Pontos limitantes, Vantagens e Ameaças.
D
- Pontos fortes, Pontos limitantes, Vantagens e Desafios.
E
- Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
09.
Prova: FGV - 2018 - Prefeitura de Niterói - RJ - Analista de Políticas Públicas
e Gestão Governamental
A
startup XYZ, que desenvolve aplicativos para smartphones, descobre que as
principais fabricantes do aparelho vão passar a utilizar um sistema operacional
incompatível com seus produtos. Visando realizar uma análise do ambiente do
mercado para orientá-la na definição de sua estratégia, a startup opta por
utilizar a ferramenta conhecida por matriz SWOT, classificando a atitude das
fabricantes como
A
- oportunidade.
B
- força.
C
- fraqueza.
D
- ameaça.
E
- neutralidade.
10. Prova: SELECON -
2018 - Prefeitura de Cuiabá - MT - Técnico Nível Superior - Administrador
A
análise SWOT é um processo que analisa a empresa interna e externamente para
que esta possa reconhecer seus pontos fortes e oportunidades e conhecer os
pontos fracos e ameaças. A força ambiental incontrolável pela empresa que
favorece sua ação estratégica é a denominada:
A
- ponto forte
B
- ameaça
C
- ponto fraco
D
- oportunidade
Gabarito
01.
A
02.
C
03.
C
04.
D
05.
A
06.
E
07.
E
08.
E
09.
D
10.
D
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e convide seus amigos para ver a postagem.