Função Administrativa Organização | Resumo e Questões de Concurso

Sobre a função de organização, Maximiano (2009) comenta que é a função administrativa responsável pelo ato de organizar, integrar recursos e estruturar departamentos. O processo de organizar também é responsável pela divisão do trabalho e por atribuir responsabilidades e autoridade a pessoas.

A função organização consiste em:
- Dividir o trabalho / Especializar.
- Desenhar a estrutura organizacional.
- Agrupar atividades e Cargos / Departamentalizar.
- Definir hierarquia (autoridade) e responsabilidades.
- Dispor/Alocar os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos.

👇 Teste seus conhecimentos com as questões abaixo

01. Prova: VUNESP - UFABC - Assistente em Administração
A função “Organização” é definida como
A - o desenvolvimento da missão, dos objetivos e das estratégias de ação da instituição.
B - a mensuração do desempenho por meio de relatórios de performance e pela inspeção de anomalias.
C - a preparação, implementação, controle e acompanhamento dos resultados por meio de indicadores.
D - a coordenação dos recursos humanos e materiais e determinação de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa.
E - a comparação do estado atual com o estado desejado para a empresa e o estabelecimento de medidas corretivas necessárias.

02. O processo administrativo tradicional compreende as funções de planejar, dirigir, coordenar e controlar. Sobre essas funções administrativas, assinale a alternativa correta.
A - A função de direção compreende orientar o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos pretendidos, sendo, portanto, uma atividade operacional.
B - A função de organizar inclui todos os recursos e conduz necessariamente à criação da estrutura organizacional.
C - O planejamento compreende uma função irrelevante, consistindo-se em um processo racional para determinar os objetivos e os meios para alcançá-los.
D - A função de controle identifica se o projeto está sendo desenvolvido de acordo com o previsto, porém não propõe ações corretivas para a melhoria.
E - A função de direção engloba uma atividade gerencial e é de baixa relevância no processo administrativo.

03. Prova: AOCP - FUNPAPA - Auxiliar de Administração
Assinale a alternativa que apresenta a função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos e pela definição de quem tem autoridade sobre quem.
A - Liderança.
B - Planejamento estratégico.
C - Organização.
D - Controle.
E - Gerência Operacional.

04. Prova: DEPSEC - UNIFAP - Assistente em Administração
É o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isso envolve identificar, dividir e agrupar o trabalho a ser realizado; de definir responsabilidades e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos, de modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os objetivos. (LACOMBE, 2009)
Das funções do administrador, de acordo com o texto acima, estamos falando de:
A - Planejar
B - Organizar
C - Dirigir
D - Controlar
E - Coordenar

05. Prova: CCV-UFC - UFC - Assistente em Administração
Envolve a determinação de quais tarefas precisam ser feitas, quem irá fazê-las, como elas serão agrupadas, quem responderá para quem e onde as decisões serão tomadas. Essa afirmativa se refere a qual processo administrativo?
A - Controle.
B - Gerência.
C - Liderança.
D - Organização.
E - Planejamento.

06. Prova: Quadrix - CREF - 13ª Região (BA-SE) - Assistente Administrativo
No que se refere às funções da administração, à estrutura organizacional e à cultura organizacional, julgue o item a seguir. Na etapa de organização, são determinadas as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.
Certo
Errado

07. Prova: Quadrix - CREF - 13ª Região (BA-SE) - Assistente Administrativo
No que se refere às funções da administração, à estrutura organizacional e à cultura organizacional, julgue o item a seguir. A organização é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançálos.
Certo
Errado

08. Prova: FAFIPA - COMAFEN - Auxiliar Administrativo
“___________________ é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado”. SILVA, A.T. Administração básica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. Na lacuna do período acima, deve ser utilizada a palavra:
A - Planejamento.
B - Organização.
C - Direção.
D - Controle.

09. Prova: FUNDATEC - IMESF - Assistente Administrativo
A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outros processos de gestão de pessoas) execução e controle (MAXIMIANO, 2011). Segundo o referido autor, o processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos denomina-se:
A - Planejamento.
B - Organização.
C - Liderança.
D - Execução.
E - Controle.

10. Prova: VUNESP - UFABC - Assistente em Administração
Maria Goretti foi contratada pela Fios & Fios para estruturar os processos da empresa, reunindo pessoas, materiais e equipamentos, no sentido de colocar em prática as ações previstas no planejamento. Essa função de Maria é chamada de
A - ativação.
B - organização.
C - controle.
D - avaliação.
E - monitoramento.



Gabarito

01. D
02. B
03. C
04. B
05. D
06. C
07. E
08. B
09. B
10. B



Comentários

👇 ESTUDE TAMBÉM

Tabela Verdade | Resumo e Questões de Concurso

Tipos Textuais | Resumo e Questões de Concurso

Caracteres proibidos nos nomes dos arquivos e pastas no Windows

50 Questões Gratuitas de Conhecimentos Técnicos IBGE

Regras de Alfabetação para Concurso Público

Acentuação Gráfica | Veja como foi cobrado em prova

Se não x Senão | Resumo e Questões de Concurso

Substantivo Concreto e Abstrato | Resumo e Questões de Concurso

Figuras de Linguagem | Resumo e Questões de Concurso

Os 12 Mandamentos da Crase | Questões de Concurso