Função Administrativa Organização | Resumo e Questões de Concurso
Sobre
a função de organização, Maximiano (2009) comenta que é a função administrativa
responsável pelo ato de organizar, integrar recursos e estruturar
departamentos. O processo de organizar também é responsável pela divisão do
trabalho e por atribuir responsabilidades e autoridade a pessoas.
A
função organização consiste em:
-
Dividir o trabalho / Especializar.
- Desenhar a estrutura organizacional.
-
Agrupar atividades e Cargos / Departamentalizar.
-
Definir hierarquia (autoridade) e responsabilidades.
- Dispor/Alocar os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos.
👇 Teste seus conhecimentos com as questões abaixo
01. Prova: VUNESP - UFABC - Assistente em Administração
A
função “Organização” é definida como
A
- o desenvolvimento da missão, dos objetivos e das estratégias de ação da
instituição.
B
- a mensuração do desempenho por meio de relatórios de performance e pela
inspeção de anomalias.
C
- a preparação, implementação, controle e acompanhamento dos resultados por
meio de indicadores.
D
- a coordenação dos recursos humanos e materiais e determinação de atividades
necessárias para atingir os objetivos da empresa.
E
- a comparação do estado atual com o estado desejado para a empresa e o
estabelecimento de medidas corretivas necessárias.
02. O processo
administrativo tradicional compreende as funções de planejar, dirigir,
coordenar e
controlar. Sobre essas funções administrativas, assinale a alternativa correta.
A
- A função de direção compreende orientar o comportamento das pessoas para o
alcance dos objetivos pretendidos, sendo, portanto, uma atividade operacional.
B
- A função de organizar inclui todos os recursos e conduz necessariamente à
criação da estrutura organizacional.
C
- O planejamento compreende uma função irrelevante, consistindo-se em um
processo racional para determinar os objetivos e os meios para alcançá-los.
D
- A função de controle identifica se o projeto está sendo desenvolvido de
acordo com o previsto, porém não propõe ações corretivas para a melhoria.
E
- A função de direção engloba uma atividade gerencial e é de baixa relevância
no processo administrativo.
03. Prova: AOCP - FUNPAPA - Auxiliar de Administração
Assinale
a alternativa que apresenta a função da administração responsável pela
distribuição de tarefas e recursos e pela definição de quem tem autoridade sobre
quem.
A
- Liderança.
B
- Planejamento estratégico.
C
- Organização.
D
- Controle.
E
- Gerência Operacional.
04. Prova: DEPSEC - UNIFAP - Assistente em Administração
É
o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isso envolve
identificar, dividir e agrupar o trabalho a ser realizado; de definir
responsabilidades e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos, de
modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os
objetivos. (LACOMBE, 2009)
Das
funções do administrador, de acordo com o texto acima, estamos falando de:
A
- Planejar
B
- Organizar
C
- Dirigir
D
- Controlar
E
- Coordenar
05. Prova: CCV-UFC - UFC - Assistente em Administração
Envolve
a determinação de quais tarefas precisam ser feitas, quem irá fazê-las, como
elas serão agrupadas, quem responderá para quem e onde as decisões serão
tomadas. Essa afirmativa se refere a qual processo administrativo?
A
- Controle.
B
- Gerência.
C
- Liderança.
D
- Organização.
E
- Planejamento.
06. Prova: Quadrix - CREF - 13ª Região (BA-SE) - Assistente Administrativo
No
que se refere às funções da administração, à estrutura organizacional e à
cultura organizacional, julgue o item a seguir. Na
etapa de organização, são determinadas as atividades específicas necessárias ao
alcance dos objetivos planejados.
Certo
Errado
07. Prova: Quadrix - CREF - 13ª Região (BA-SE) - Assistente Administrativo
No
que se refere às funções da administração, à estrutura organizacional e à
cultura organizacional, julgue o item a seguir. A
organização é a função administrativa que determina antecipadamente quais são
os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá‐los.
Certo
Errado
08. Prova: FAFIPA - COMAFEN - Auxiliar Administrativo
“___________________
é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo
pessoas e equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado”. SILVA, A.T.
Administração básica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. Na
lacuna do período acima, deve ser utilizada a palavra:
A
- Planejamento.
B
- Organização.
C
- Direção.
D
- Controle.
09. Prova: FUNDATEC - IMESF - Assistente Administrativo
A
administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que
compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização,
liderança (e outros processos de gestão de pessoas) execução e controle
(MAXIMIANO, 2011). Segundo o referido autor, o processo de dispor os recursos
em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos denomina-se:
A
- Planejamento.
B
- Organização.
C
- Liderança.
D
- Execução.
E
- Controle.
10. Prova: VUNESP - UFABC - Assistente em Administração
Maria
Goretti foi contratada pela Fios & Fios para estruturar os processos da
empresa, reunindo pessoas, materiais e equipamentos, no sentido de colocar em
prática as ações previstas no planejamento. Essa função de Maria é chamada de
A
- ativação.
B
- organização.
C
- controle.
D
- avaliação.
E
- monitoramento.
Gabarito
01.
D
02.
B
03.
C
04.
B
05.
D
06.
C
07.
E
08.
B
09.
B
10.
B
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e convide seus amigos para ver a postagem.