Etapas do Protocolo | Resumo e Questões de Concurso



Conceitos cobrados em concursos de bancas diversas

- É atributo desejável de um sistema de protocolo a sua capacidade de permitir consultas e a localização de processos ou documentos com rapidez e precisão.

- Quando do recebimento de documentos no setor de protocolo, deve-se separar as correspondências oficiais de caráter ostensivo das de caráter sigiloso.

- Depois de recebidos no protocolo, os documentos devem ser registrados e, em seguida, distribuídos aos destinatários.

- O registro dos documentos recebidos no protocolo é a identificação de pontos de acesso dos documentos.

- A distribuição feita pelo setor de protocolo consiste no envio dos documentos aos setores de trabalho, que se responsabilizam pela demanda contida no documento. 

- A correspondência particular não deve ser registrada no protocolo, apenas encaminhada a seus destinatários.


01. Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Arquivista
A racionalização e a eficiência na produção, a tramitação e o uso dos documentos configuram a gestão de documentos nas instituições. Como é denominado o ambiente em que se efetiva recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos?
A - Arquivo permanente.
B - Arquivo intermediário.
C - Protocolo.
D - Diagnóstico.
E - Arquivo corrente.

02. Prova: IADES - 2018 - APEX Brasil - Assistente
Assinale a alternativa que indica atividade do protocolo.
A - Distribuição
B - Emulação
C - Digitalização
D - Difusão
E - Aquisição

03. Prova: IADES - 2018 - APEX Brasil - Assistente
Qual é o procedimento posterior ao recebimento do documento no protocolo?
A - Avaliação
B - Expedição
C - Tramitação
D - Registro
E - Distribuição

04. Prova: Quadrix - 2018 - CREF - 13ª Região (BA-SE) - Assistente Administrativo
Nos arquivos correntes, a atividade de protocolo está ligada à entrada de documentos em uma organização.
Certo | Errado

05. Prova: NC-UFPR - 2017 - ITAIPU BINACIONAL - Atividade Administrativa
Com relação a protocolo de documentos, considere as seguintes funções:
1. Recebimento.
2. Triagem.
3. Registro.
4. Distribuição.

São funções do protocolo:

A - 1 e 3 apenas.
B - 1 e 4 apenas.
C - 1, 2 e 3 apenas.
D - 2, 3 e 4 apenas.
E - 1, 2, 3 e 4.

06. Prova: VUNESP - 2017 - Câmara de Mogi das Cruzes - SP - Auxiliar de Apoio Administrativo
A gestão de documentos que tramitam na Administração Pública é realizada observando-se os procedimentos de protocolo que devem registrar a abertura e o término dos processos. Assinale a alternativa que indica a ordem específica nas atividades de protocolo.
A - Movimentação, recebimento, análise e classificação dos documentos recebidos.
B - Verificação, autenticação, distribuição e acompanhamento dos processos autuados.
C - Recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.
D - Registro, interpretação, divulgação e devolução dos processos em andamento.
E - Recebimento, classificação, digitalização e devolução dos documentos para arquivo.

07. Prova: COMPERVE - 2017 - UFRN - Auxiliar em Administração
O protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo de documentos dentro da organização.
São consideradas atividades de protocolo:
A - classificação, registro, expedição e controle de tramitação.
B - recebimento, avaliação, produção de documentos e restauração de processos.
C - classificação, registro, controle de tramitação e produção de documentos.
D - recebimento, avaliação, expedição e restauração de processos.

08. Prova: FEPESE - 2016 - CELESC - Assistente Administrativo
O procedimento de análise de um documento que busca identificar o assunto nele contido e sua classificação de acordo com o plano de classificação da instituição é uma atividade peculiar de qual departamento?
A - Protocolo
B - Marketing
C - Financeiro
D - Recursos humanos
E - Pesquisa e desenvolvimento

09. Prova: CESPE - 2019 - MPC-PA - Assistente Ministerial de Controle Externo
Os documentos de arquivo recebidos pela instituição devem ser entregues ao setor de protocolo, onde é efetuada a separação entre a correspondência particular e a oficial. Em seguida, são identificadas as correspondências ostensivas e as sigilosas. A primeira etapa que inicia a sequência de procedimentos a serem realizados no protocolo é

A - a expedição.
B - o registro.
C - a tramitação.
D - a distribuição.
E - a avaliação.

10. Prova: COPEVE-UFAL - 2019 - Prefeitura de Porto Calvo - AL - Assistente Administrativo
Em um documento, o Setor de Protocolo de uma repartição pública executa:

I. a classificação;
II. a autuação;
III. o controle.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

A - I, apenas.
B - II, apenas.
C - I e III, apenas.
D - II e III, apenas.
E - I, II e III.



Gabarito

01. C
02. A
03. D
04. C
05. E
06. C
07. A
08. A
09. B
10. E



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